04 de Outubro: hoje é dia de São Francisco!

Caríssimos irmãos e irmãs! Paz e Bem! Hoje é um dia muito especial, 04 de outubro, pois celebramos a memória em que Francisco de Assis  deixava esse mundo terreno para a morada definitiva do Pai, momento esse conhecido pelos seus devotos como Transito de São Francisco.

Faltam poucos dias para as suas festividades em Canindé, de 10 a 20 de outubro, quando são aguardados milhares de irmãos e irmã que viram experimentar da fonte da vida evangelizadora franciscana à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Refletindo a Vida de São Francisco

Francisco de Assis como é chamado, ou São Francisco das Chagas, ou ainda São Francisco de Canindé, como tantas outras atribuições que é dada pelos seus devotos partilhado pela fé e a devoção, esteve neste mundo, e de certa forma, continua vivo na vida e no coração das pessoas, como também, continua sendo modelo de santidade e de vivência do evangelho de Cristo para todos nós.

Poderíamos destacar várias características de Francisco, que nos ajudam a viver nos dias de hoje uma vida evangélica, no entanto, destacaremos o amor, respeito e veneração que tinha por toda criação, ou seja, sua concepção de uma fraternidade universal. Tomás de Celano, em seu II livro sobre a vida de Francisco diz o seguinte: “Quem seria capaz de mostrar a doçura que sentia quando contemplava nas criaturas a sabedoria do Criador, seu poder e sua bondade?(…) Tinha um amor enorme até pelos vermes, por ter lido sobre o Salvador: sou um verme e não um homem. Recolhia-os por isso no caminho e os colocava em lugar seguro, para não serem pisados pelos que passavam. (…) Afinal, chamava a todas criaturas de irmãs.”

Francisco de Assis compreendeu profundamente o que diz o livro do Gênesis: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom.” Entendeu que a cada homem e mulher o Senhor entregou a missão de serem guardiães de todo o planeta, que juntos com toda a criação formamos uma fraternidade universal, onde por menor que seja a ação, mais cedo ou mais tarde a mesma provocará uma influência sobre o todo.

As mudanças bruscas nos ciclos naturais do planeta, as catástrofes ecológicas mostram claramente que toda a criação, “a exemplo do homem caído à beira do caminho na parábola do bom samaritano”, clama por compaixão, deseja ser cuidada com amor e atenção. Aprendamos com o pobrezinho de Assis, a amar, venerar e respeitar tudo o que Deus criou, a compreender que fazemos parte de uma fraternidade universal, que também somos parte da criação. Enquanto cada ser humano, não tomar consciência da importância de sua ação particular nesse processo, torna-se quase impossível acontecerem ações mais consistentes em prol da preservação do planeta e da criação, pois tudo está interligado, primeiro pela vontade e desejo de Deus e depois pelo ciclo natural da vida nas suas mais diversas especificidades.

Acenda aqui sua vela e faça seu Pedido de Oração à São Francisco!

Fonte: Jornal “O Santuário” de São Francisco das Chagas – texto de Frei Landes Marinho, Ofm, com adaptações e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Ver mais Notícias Destaque!

1 Comentário »