Notícias Acontece

02 de agosto: Santuário celebra o Perdão de Assis

Devotos na Basílica de São Francisco no dia do Perdão de Assis.

Hoje, 2 de agosto, a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora dos Anjos (Perdão de Assis). Devotos e romeiros se encontram no Santuário de São Francisco das Chagas para participar das celebrações especiais deste dia, que tem como tema “Construir a PAZ com a força do PERDÃO”, no qual é concedida a indulgência plena aos que buscam essa graça.

Conforme instituído pela Igreja, para receber a Indulgência Plenária do Perdão de Assis (para si mesmo e para os defuntos), é necessário realizar as seguintes atividades (das 12h do dia 1º de agosto às 23h59 do dia 2 de agosto):

• Visitar uma igreja paroquial, onde se reza o Credo, para afirmar a própria identidade cristã, e o Pai Nosso, para afirmar a própria dignidade de filhos de Deus recebida no Batismo;
  • Realizar a confissão sacramental para estar em graça de Deus;
  • Participar da Santa Missa e da comunhão eucarística;
  • Fazer uma oração nas intenções do Papa.

O Santuário de São Francisco das Chagas preparou uma programação especial o dia 2 de agosto, confira:

02/08 – NA BASÍLICA/QUADRA DA GRUTA

6:00 Santa Missa

9:00 Santa Missa

17:30 Vésperas

18:00 Terço

19:00 Santa Missa transmitida pela Rede Vida de Televisão

Origem da festa

A tradicional festa celebra o dia em que São Francisco estava rezando na igrejinha da Porciúncula, perto da cidade de Assis, na Itália, e teve uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho, Jesus. Quando lhe foi perguntado qual favor ele gostaria de pedir, ele pediu que todas as pessoas – arrependidas de seus pecados e que tivessem se confessado – que visitassem aquela igrejinha e pedissem perdão a Deus, fossem por Ele perdoadas.

Jesus respondeu que lhe concederia essa graça caso ele também fizesse esse pedido ao Papa. E assim, São Francisco encontrou-se com o Papa Honório III, que aprovou o seu pedido. Desde então, no dia 2 de agosto, todas as pessoas que se confessam, participam da Eucaristia e visitam uma igreja onde fazem uma oração pelo perdão e pelo Papa, são perdoadas por Deus.