Como São Francisco: Sejamos impulsionados a viver o espírito quaresmal

Quero convidar você à reflexão e oração, mas o faremos de uma forma diferente. Vamos percorrer o tempo quaresmal, com nosso pai seráfico São Francisco a fim de revigorar em nós o entusiasmo na fé e no seguimento de Jesus, nosso Mestre! A Quaresma compreende os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto.

São Francisco, no desejo de imitar e assemelhar-se o mais possível a Jesus, com a finalidade de reviver os mistérios do ano litúrgico, não se limita em fazer a quaresma em preparação para a Páscoa do Senhor. As seis Quaresmas que Francisco fazia durante o ano somavam duzentos e quarenta dias por ano em que ele passava na solidão e no retiro, rezando e mortificando-se, longe dos homens e perto de Deus, em busca de uma continua conversão. Nós, devemos nos aproximar de Deus visando o crescimento espiritual, assim como São Francisco sempre fez. Nesse tempo, a Igreja propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Precisamos nos guardar espiritualmente, para refletir em tudo o que fizemos, e no bem que podemos fazer.

Que neste mês, você tenha a coragem de São Francisco e a força de Jesus Cristo. Que a graça de Deus esteja com toda a sua família!

Frei João Amilton, OFM – Pároco e Reitor do Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé.

Leia a carta na integra no Jornal O Santuário, Edição Março.2014