Mensagens do Reitor

Ano Litúrgico, o Ano da Fé

Caríssimo (a),

A igreja define como Ano Litúrgico o “Calendário Religioso” que contém todas as datas comemorativas da História da Salvação. Ele não coincide com calendário do ano civil (de janeiro a dezembro), porque começa e termina em uma data móvel, 4 semanas antes do Natal.

Tendo como base as fases da lua, o Ano Litúrgico é composto por dois grandes ciclos na vida da Igreja: o Natal e a Páscoa.
Como você sabe, o Natal é precedido de um tempo de preparação: o Advento, com leituras bíblicas que anunciam a feliz notícia do nascimento de Jesus. A Páscoa também tem seu tempo de preparação: a Quaresma, com leituras próprias para a penitência e conversão.

Além do Natal e da Páscoa, o Ano Litúrgico contempla um longo período, de 34 semanas, que é o Tempo Comum. O Ano Litúrgico começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina no último sábado do Tempo Comum, numa sequência belíssima dos diversos “tempos litúrgicos”.

Frei João Amilton, OFM – Pároco e Reitor do Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé.

Leia a carta na integra no Jornal O Santuário, Edição Novembro.2013